
Reforço Imunológico
Você sabe o papel que sua dieta desempenha em manter o organismo em boa forma para protegê-lo de toxinas e infecções? Alimentar seu corpo apropriadamente pode ajudar a manter seu sistema imunológico forte e livre de gripes, resfriados e outras infecções. Se você busca maneiras de reforçar a imunidade, o primeiro passo deve ser uma visita ao supermercado. Alimentos saudáveis fornecem muitas substâncias, incluindo vitaminas e minerais, para nos manter fortes e saudáveis. Tente se programar para incluir esses potentes estimuladores do sistema imunológico:
VITAMINA C
A vitamina C pode ajudar a prevenir infecções ou encurtar sua permanência. As frutas cítricas se destacam, mas você sabia que existem inúmeras outras boas fontes? Alimentos ricos em vitamina C:
Mamão.
Espinafre.
Couve
Pimentões.
Couves de Bruxelas.
Morangos.
Curiosidade: a vitamina C está em tantos alimentos que a maioria das pessoas pode não precisar tomar suplementos, a menos que um médico o aconselhe. Consulte sempre seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
VITAMINA E
Como a vitamina C, a vitamina E pode ser um poderoso antioxidante que ajuda seu corpo a combater infecções. Esta vitamina importante, que faz parte de quase 200 reações bioquímicas em seu corpo, é crítica para o funcionamento do sistema imunológico. Para obter vitamina E, pense em alimentos vegetais ricos em gordura, como:
Amêndoas.
Avelãs
Abacate
Sementes de girassol.
Óleos como girassol, cártamo e óleo de soja.
VITAMINA A
A vitamina A é um agente de combate a infecções e vem em duas formas: pré-formada, em alimentos de origem animal, como peixes, carnes e laticínios, ou de carotenóides vegetais. O atum é uma grande fonte de vitamina A pré-formada. Quando se trata de carotenóides, pense colorido:
Cenouras.
Batata-doce.
Abóbora, moranga
Melão Cantaloupe.
Folhas verdes escuras como couve, kale, etc.
VITAMINA D
Conhecida como vitamina do sol, é um dos nutrientes mais importantes e poderosos para apoiar o sistema imunológico. Apesar de chamarmos de "vitamina", a vitamina D na verdade é um hormônio produzido na pele em resposta aos raios solares, mas também é absorvida pelos alimentos ingeridos como parte de uma dieta saudável e equilibrada. As fontes vindas de alimentos são limitadas, mas incluem:
Cogumelos.
Cavalinha.
Atum, salmão, sardinhas.
Cereais fortificados com vitaminas.
Em geral, é melhor obter a maioria das vitaminas e nutrientes dos alimentos, e neste caso, através da exposição solar com os devidos cuidados. Mas a vitamina D pode ser a exceção a essa regra. Converse com seu médico e faça exames regulares para checar os níveis de vitamina D no organismo e para saber se você precisa de suplementação.
FERRO
O ferro ajuda o corpo a transportar oxigênio para as células, e desempenha um papel importante em muitos processos do sistema imunológico. Alimentos ricos em ferro vindo de origem vegetal são:
Feijões.
Brócolis.
Couve.
Cereais fortificados com ferro.
Já no caso do ferro vindo de origem animal, é facilmente encontrado em:
Carne vermelha (limite-se a quantidades menores e com menos frequência).
Frango.
Peru.
Sardinhas.
Ostras.
Mexilhões.
Atum.
SELÊNIO
O selênio parece ter um efeito poderoso no sistema imunológico, sendo importante para a prevenção de infecções. Alimentos de origem animal são as melhores fontes, com exceção da castanha-do-pará, que oferece um valor colossal superior a 100% ao dia em uma castanha. Mas cuidado, muito pode ser um problema, portanto, não coma mais do que algumas por dia. Procure por selênio em:
Castanha-do-pará
Queijo tipo cottage.
Frutos do mar (atum, linguado, sardinha).
Carne e fígado.
Aves.
ZINCO
O zinco é necessário para a produção de novas células do sistema imunológico. É encontrado principalmente em alimentos de origem animal, mas também pode ser encontrado em alguns alimentos vegetarianos, como os abaixo:
Ostras.
Caranguejo.
Carnes magras e aves.
Feijao cozido.
Iogurte.
Grão de bico.